2010, Odisséia II

Ontem assisti 2010 – O Ano em que Faremos Contato. Um filme que nasceu sob olhos desconfiados, porquanto se propõe como continuidade do maior clássico science fiction, 2001 – Odisséia no Espaço. Tarefa perigosa!  O que está em jogo não é uma questão técnica, mas histórica. Aqueles hipnóticos 30 minutos iniciais de 2001 fincaram bandeira na história do cinema.

2010 lembrou Matrix Reloaded não apenas por responder perguntas abertas, banalizando enigmas e provocando ira da crítica, mas pelo platonismo inerente à sua filosofia. Matrix era a caverna das ilusões ao contrário do mundo real por detrás das linhas de programação. Em Platão, a atividade de conhecer o mundo real se dá a partir da lembrança das idéias puras. Tomar a pílula vermelha significaria, para Platão, ignorar os assuntos deste mundo; aos olhos humanos, enfim, significaria morrer, deixar de estar entre os humanos deste mundo das ilusões, abandonar a mortalidade para encontrar-se com a eternidade. Justamente o que acontece com Dave Bowman.

2 Respostas to “2010, Odisséia II”

  1. Doc Lee Says:

    Não vi o 2010, mas tenho a impressão que a questão é muito mais estética do que histórica propriamente.

  2. ldamasio Says:

    Eu diria que, em estética, 2010 não decepciona. Até porque imita 2001 em muitas cenas, como aquela seqüência Lua, Terra, Sol. O final de 2010 não é tão psicodélico, mas não deixa de ser “doidão” e belo. Já que falamos em platonismo, vale aqui a teoria estética do próprio filósofo (sem nenhum contexto), para quem toda bela é sempre uma imitação do original.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: