Olimpíadas, nobre passatempo

Muita gente acha muitas coisas das Olimpíadas. Eu sempre gosto.

Há vários motivos. Primeiro, porque lembra os antigos gregos – a civilização mais fascinante da história. As guerras cessavam e os atletas excediam os limites humanos ante a inveja dos deuses. Não é um fato histórico qualquer. Algo que ainda quero pesquisar é sobre a origem dos jogos olímpicos modernos. Afinal, quem foram essas pessoas (lunáticas) que imaginaram e implementaram esse grandioso projeto das Olimpíadas? Vivemos um mundo completamente outro. Em vez de pequenas polis, reunir nações. Já não são os deuses que, sobre o Olimpo, contemplam os mortais. São os olhos humanos que, diante dos monitores digitais, admiram e vibram por seus compatriotas.

Há outros motivos pelos quais aprecio os jogos. Um deles reside no simples fato da vitória, esse exame de mérito e superação. Recordes mundiais, a cada edição, batidos. Isso precisa de um limite! Deve ser curioso sentir-se o melhor do mundo em alguma atividade. Aquele americano, Phelps, que ganhou todas as provas de natação hoje: visivelmente é imbatível. Podem chamar qualquer outro, não adianta; ele ganharia. Vejam na foto abaixo o estouro de alegria, ao saber que ainda poderia tornar-se o recordista em medalhas de ouro. Quer entrar para a lista dos imortais, e é provável que consiga. Como se não houvesse um prazo para toda imortalidade…

G1

Foto: G1

Não faria sentido existir jogos olímpicos no período medieval. Por trás disso não estão meramente questões econômicas ou instrumentais. O inconsciente coletivo da nossa época pode estar mais próximo dos antigos gregos do que se poderia pensar. Uma época requer pretensão, ambição e, até mesmo, arrogância para realizar esse tipo de evento. Em primeiro lugar pela motivação dos atletas. Em segundo, pela motivação dos Estados em se expor, seja organizando, seja enviando os atletas. Para uma humanidade que sonha em conquistar o espaço, em fugir da prisão da terra, as Olimpíadas representam um dos mais nobres passatempos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: