Representantes da UNE foram expulsos do campus universitário da UFSC

Uma notícia corriqueira para alguns, mas significante para outros, foi a expulsão de representantes da União Nacional dos Estudantes do campus tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina.

Isto aconteceu porque a UNE, maior entidade política representante dos estudantes brasileiros, está promovendo uma caravana pelas universidades, para debater políticas públicas relacionadas à saúde, educação e cultura junto à juventude.

Aqui em Santa Catarina a UNE vive grande desprestígio. Não foi surpresa para mim que foram mal recebidos. Ainda menos da maneira como entraram no campus de tecnologia, aos batuques, malabares e tambores.

Quem já participou de algum congresso da UNE sabe como é. Dizer que a tendência da União da Juventude Socialista predomina chega a ser risório. Eles ocupam, sem sombra de dúvidas, 70% dos delegados e participantes! Tudo bem que isto é um mérito, na medida em que se esforçam por mobilizar mais estudantes. O problema, no entanto, está na arrogância e falta de espírito democrático. Quando alguma pauta está em discussão, eles vaiam os adversários. Quando alguma decisão está para ser votada, eles ridicularizam, com agressivos e soberbos gritos de guerra, as correntes minoritárias do movimento estudantil.

Na UFSC foi diferente. Este vídeo mostra a maneira qual entraram e saíram do CTC. Este blog e esta comunidade mostram, em seus comentários, a indignação geral dos estudantes contra a sua entidade de representação. Indignação ainda longe de representar mudanças efetivas na situação decadente do movimento estudantil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: