Onde falhamos?

Democracias devem valorizar a pluralidade e não a unicidade, as diferentes opiniões em vez das sacras verdades. As diferenças entre os cidadãos, é evidente, não se referem ao time de futebol ou à crença religiosa. Importa, sim, a condução dos assuntos públicos, as convicções políticas e sociais dos cidadãos, os meios e os fins do Estado em suas relações com diferentes grupos. Desde sempre democracia se justifica contra o despotismo.

Todos vocês conhecem esse blá-blá-blá.

Blá-blá-blá sem desprezo, mas em sentido de auto-evidência. Duvidosa é essa incoerência:

FATO 1: Preferimos a Democracia.

FATO 2: Não existe democracia sem partidos.

FATO 3: Em geral, o povo repele partidos.

PAUSA: Alguém discorda até aqui?

PERGUNTA: Onde estamos errando?

Recentemente venho supondo – os amigos Diego e Nelson são testemunhas – que o Brasil só vai melhorar quando melhorarem nossos partidos.

Permitam-me uma correção: quando melhorarmos nossos partidos. Todos eles. Cada um que comece a aperfeiçoar o seu. O PT já mostra avanços em sua democracia interna e na capacitação de quadros especializados para gerenciar políticas de governo. Ponto para os trabalhadores. Os Democratas, vejam o site, está na era 2.0, com muito know-how na área digital. Ponto para os liberais.

***

No entanto, caro leitor, o ideal de fortalecer os partidos é estranho ao cidadão brasileiro. Ou estou errado? Vejo pouquíssimas pessoas importando-se com as instituições partidárias. Digo importando-se num sentido real e pragmático. Quem se pergunta: o que fazer para melhorar nossos partidos?

Parece que ainda não é hora dessa pergunta. Vamos dar um passo atrás e questionar: por que devemos melhorar nossos partidos? Quem é a favor, permaneça com está. Só por enquanto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: