Lúdico Mundo da Economia

O mundo da economia é fantasioso e lúdico. Dado que dinheiro está sendo desinvestido da economia brasileira, ou seja, com o fato de que investidores internacionais estão fazendo voltar o dinheiro que dantes aplicaram em empresas e títulos brasileiros, as mais sortidas interpretações surgiram.

Por exemplo, com a medida provisória aprovada hoje, uma que dá mais poder aos bancos públicos federais (leia-se BB e Caixa), os comentários pipocam. Haveria alguma falha, ainda não percebida, n’algum grande banco privado? …porque a idéia da medida é permitir que bancos públicos comprem bancos privados, e, bem…

Miriam Leitão acredita que é uma obsessão para estatizar tudo. Não dúvido. Mas um liberal sabe que bancos públicos não fazem mal ao mercado, muito pelo contrário.

Falando em ideologias, claro que teorias conspiracionais também não ficam de fora da crise: ora é o calapso global do capitalismo, ora é uma maneira de desviar dinheiro dos fundos de reserva dos países. Ok: esta última acabei de inventar. Esta outra, no entanto, é verdadeira: a Argentina vai dar um colete em seus credores, não sei se hoje ou amanhã, e isso fará o dólar subir. Senão o dólar vai baixar naturalmente, quando investidores voltarem a confiar no sistema financeiro tupiniquim.

Para quem, como eu, não entende de economia, serve a lição: economia se aprende com teorias, não com jornais, estes cada vez mais lúdicos.

Anúncios

Uma resposta to “Lúdico Mundo da Economia”

  1. Hemerson Says:

    Concordo.

    Além das teorias, é válido olhar para a história da Economia. Tanto para entender o começo da crise (há mais de 30 anos alguns, há 70 para outros e há 11 para os mais práticos) quanto pra ver exemplos de casos parecidos no passado. E para aprender que o capitalismo corrige a si próprio. Apesar de tudo, ninguém sabe lidar com risco melhor que os bancos de investimento e, acreditem, eles não cometem o mesmo erro duas vezes.

    E o argumento de que o capitalismo faliu é o mais fraco, populista e burro. Mesmo com a crise de crédito, essa foi a década de ouro do capitalismo. Ocorreu o mais rápido aumento de renda por pessoa na história, superando todas as revolução anteriores. Mas isso a oposição não vê.

    E culpar somente a falta de regulação dos sistemas financeiros também é preguiça por parte dos jornais. Regulação excessiva não vai evitar nada. Japão, Coréia do Sul e até mesmo os subprimes nos EUA eram altamente regulados e estão entre os causadares da crise.

    O capitalismo está sim na forca. Mas aqueles que acreditam nele, não podem deixar se levar pela preguiça dos jornais, como você disse.

    E eu escrevi demais, mas ver tanta besteira escrita por ai também me indigna.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: