Quem provocou a fúria divina?

Pouco me importa se estou ilhado – e não apenas por morar literalmente em uma ilha, mas por ter os caminhos de sul a norte realmente inviáveis devido aos desabamentos. O que preocupa são os catarinenses em dificuldade, castigados pelos deuses, que tanta água nos impeliram planeta abaixo.

Até mesmo José Saramago, que veio ao Brasil lançar seu novo livro, fez o seguinte triste comentário:

Estas 59 pessoas que morreram em Santa Catarina, neste Brasil onde estou agora, não tinham que ter morrido de esta morte. E isto, sabemo-lo todos.

Infelizmente, a conta de Saramago já foi acrescida com mais e mais vidas, às quais Jamais seremos insensíveis. Quem a natureza pensa que é para assassinar vidas catarinenses?

Patrick Rodrigues

Foto: Patrick Rodrigues

A foto diz muito, mas não o bastante. Só quem já sentiu na pele o calafrio de uma enchente, e o horror subententido, compreende. Habitei minha infância há duas ruas de um perigoso rio, em Urussanga. Bastava um só dia chuvoso para alarmar a vizinhança. Os mutirões de ajuda – para salvar objetos e pessoas – enchiam nossa família de medo e solidariedade, espécie de sentimento tão visível em cidades interioranas. Justamente disto que Santa Catarina precisa neste momento de superação. Enquanto o mundo comemora, com razão, a recuperação da economia global, nós vamos fazer a nossa parte. Cliquemos aqui para doar alimentos (especialmente água potável), abrigos e remédios, aqui na UFSC, ou diretamente para a Defesa Civil, discando 199.

Atualizações:

Por Denis Graeff: A campanha recebe lençóis, cestas básicas, roupas, cobertores, colchões, toalhas de banho, travesseiros, camas e outros móveis. As doações devem ser entregues, das 8h às 19h, no hall da Reitoria ou Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Por Diego Macedo: O Portal do Turista, na entrada de Floripa, também é um ponto de doação.

Por Vanessa Mattos: Link para outros pontos de arrecação.

Por Andrea Pires: O CIPEX, na ESAG, também está recolhendo doações.

Anúncios

3 Respostas to “Quem provocou a fúria divina?”

  1. Andréa Says:

    A natureza não se vinga, só está respondendo às provocações…
    triste !

  2. Kênia Says:

    Quanta presunçao, Lê! Culpar os Deuses por erros humanos, onde já se viu?!

    Tudo bem que os homens ñ mandam chover, mas que sao os verdadeiros culpados por este cenário caótico nao há a menor dúvida…
    Nao só porque sao os culpados pelo aquecimento global (e desta forma, tudo que decorre do mesmo, como estas estranhezas da natureza que faz nevar em Fevereiro na Austrália ou cria o Veranico de Maio no Brasil), mas porque sao eles, com os seus maus-hábitos que entopem bueiros; que constroem casas onde nao deveriam; e eles que acabam com a vegetaçao nativa que evitaria os deslizamentos (a lista é grande e até poderia continuar, mas todos estamos cansados de escutá-la, assim que ñ quero te chatear…)

    A verdade é que o que está acontecendo em SC é uma tragédia, entretanto ao invéz de sensibilizar-nos no sentido empático e solidário (ou, refraseando: além de nos sensibilizar neste sentido) deveria nos sensibilizar ao aquecimento global, as mudanças climáticas e a destruiçao que temos feito e que pode nos destruir também (isso soou mais dramático do que no meu pensamento, pois bem…)

    Tornar-me-ei uma crítica assídua de seu blog, como pode ver nao tenho muito mais o que fazer. Hehehe…

  3. Leandro Damasio Says:

    Os mortais contra os imortais? – Um combate injusto.

    A natureza e os deuses sempre fizeram tudo para brincar conosco antes de nos matar. Não existimos sem eles. Mas eles também não existem sem nós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: