Cinco regras básicas para doações

Não é novidade que sou árduo participante da comunidade da UFSC. E que me fascinam as possbilidades da democracia eletrônica. Lá surgem os debates mais inusitados e trazem à luz do discurso pessoas de tudo quanto é gênero, curso, origem e cor. Evidentemente, o tópico atual aborda as enchentes. Vejam que interessante esta experiência da internauta Rose.

Passei o final de semana como voluntária, trabalhando na organização das cestas básicas e roupas doadas aos desabrigados.
Alguns doadores devem se lembrar de umas regrinhas bem básicas:

1 – Não dê ao outro aquilo que você próprio não tem coragem de usar., ou vc veste roupas rasgadas e mofadas?
2- Doar, não é aproveitar a ocasião para se livrar das tralhas que vc tem no seu armário. Se vc fez isso, envergonhe-se.
3- Se for doar seus sapatos e tênis velhos, que pelo menos estejam limpos. Os voluntários tem que botar a mão no teu xulé fedorento, sem falar na bosta seca na sola e flagelado pode ter perdido tudo, mas não a dignidade.
4- Não, os restos de comidas da sua geladeira não servem, ainda que seja vidros de conservas, pq já foram abertos. Se vc acha que está bom, coma vc mesmo.
5- Os enlatados vencidos também não devem ser doados. As pessoas estão com fome, mas não pretendem morrer intoxicadas pela sua droga de latinha de atum.

***

Não dá pra acreditar a falta de noção de algumas pessoas. Tudo bem aproveitar para unir o útil ao agradável, desfazendo-se de roupas velhas. Aliás, esse outro internauta escreve um tópico sugerindo exatamente isto. O que mais assusta são os enlatados vencidos. Não pode… deve ser distração.

Ah, existe ainda uma última regrinha da Rose:
6- Finalmente, dedique UM dia como voluntário para nunca mais se esquecer dessas regras.

Sobre isto, antes de escrever qualquer coisa, prefiro lembrar da:

Anúncios

Uma resposta to “Cinco regras básicas para doações”

  1. Carlos Eduardo Says:

    Leandro,

    Sou de Blumenau, mas atualmente moro em Sâo Paulo e já passei por 2 enchentes. Numa delas em 2001, quase sofro um acidente fatal, fora isso nunca passei muitas dificuldades.

    Graças a Deus minha família mora em áreas que estão meio que blindadas das enchentes.

    Até alguns dias atras eu não acreditaria que alguém pudesse doar algo vencido, a não ser por total falta de atenção, mas o que vi em SC nesta última semana é que existem pessoas que não tem a menor noção do que são valores morais.

    Havia gente vendendo garrafa de água mineral por R$ 50,00. Nesses momentos como o momento em que SC está passando por essa grave situação a gente encontra pessoas de todos os tipos, felizmente quero acreditar que a maioria do povo brasileiro é solidário e faz o bem sem olhar a quem, mas sempre existem os espíritos de porco que querem mesmo é levar vantagem independente da situação.

    Não quero julgar a pessoa que fez a doação deste enlatado vencido, mas se ela o fez conscientemente com certeza em algum momento da sua vida ela vai sentir na pele o que é fazer outras pessoas de idiotas.

    Sobre o seu posto, é a primeira vez que acesso seu blog e parabéns pela iniciativa. Se todos observarem pequenas “regras” como estas o mundo será melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: