Primeiras Impressões

saopaulo1

A falta de postagens se deve a minha recente viagem para São Paulo, com vistas à inscrição no mestrado da FGV. A sensação é como se eu já fosse um paulistano.

OS MESTRADOS

Prestei e fui aceito por três programas de mestrado. Administração (ESAG), Administração Pública e Governo (FGV) e Sociologia Política (UFSC). O primeiro recebeu conceito 3 da CAPES, enquanto os dois últimos foram contemplados conceito 5. Ontem fiz minha inscrição.

A FGV

A famigerada Fundação Getúlio Vargas apresentou-se elegante e valiosa. A recepção foi organizada e familiar. Colocou-nos, os calouros, em contato com os figurões, diretores, coordenadores e, especialmente, professores da linha de pesquisa. No mestrado de Administração Pública e Governo da EAESP existem três linhas. A minha se chama Transformação do Estado e Políticas Públicas. Em suma, estuda as reformas gerenciais sob a perspectiva da democratização. Isto é, como o âmbito político (e democrático) dos governos não se resume apenas às escolhas na fase de formulação das políticas públicas, mas permanece em todos os seus processos gerenciais.

Dispensam comentários a história e a estrutura da FGV. Então, vou comentar o que mais me chamou atenção: o estímulo à pesquisa. Digamos que os alunos da pós-graduação são tratados de uma maneira VIP, com um andar da Biblioteca só para eles, salas de estudos, de computação e de leituras exclusivas. Incentivos não faltam para integração das linhas de pesquisas, publicações, intercâmbio internacional, obtenção de bolsas. Os ingredientes estão postos. Mãos à massa!

SÃO PAULO

Caótica, desigual, informativa, movimentada, cansativa, poluída, central. Foram as primeiras impressões. Ontem caminhei até a famosa Av. Faria Lima. O trânsito aqui é violento demais! Hoje me aconteceu de pegar um ônibus errado, que encerrou o trajeto num bairro de japoneses. E assim vou conhecendo, pouco a pouco, todas as partes dessa megalópole.

4 Respostas to “Primeiras Impressões”

  1. João Paulo Kowalsky Says:

    Fica tranquilo, também moro em SP agora e perder a mão aqui é o mais comum, hehehe. Sucesso

  2. Guilherme Fonseca Cardoso Says:

    Boa sorte nesta nova empreitada!
    Abraços.
    Guilherme

  3. Otávio Anacleto Says:

    Boa sorte! E espero em breve estar ai te fazendo companhia.
    A Luciane tá estudando pra Sociologia Politica mas tá brabo…

  4. Otávio Anacleto Says:

    Vo te botar lá nos meus links também, to voltando pro mundo dos blogs agora, abandonei os meus lá no blogger.com.
    Mais pra frente to com ideias loucas de fazer um podcast se tiver interesse ou não me adiciona no skype.
    Abraços.

Deixe uma Resposta

