Paz mundial inda que tardia

Enquanto o ocidente comemorou o Dia da Paz Mundial, Israel iniciou o massacre contra a palestina. A tristeza que comove o mundo pelas mortes podia tão facilmente ser evitada!

Israel, aquele estado ocidental no meio do oriente médio, aquele refúgio de democracia entre estados fundamentalistas, não deveria de maneira alguma revidar os ataques palestinos, em áreas civis. Acontece aqui uma tensão entre ética e estratégia. Claro que encurralar Hamas coloca Israel numa posição militar (e, por que não, diplomática) favorável. Nada disso é aceitável por cidadãos que já se declararam favoráveis aos direitos humanos.

E como não culpar igualmente os palestinos? Ou antes, como poderíamos culpá-los? São miseráveis cujo pensamento oscila entre o medo (da guerra) e a esperança (religiosa). Quando estão sob domínio do medo, elegem um líder menos radical. De outro modo, deixam terroristas que misturam religião e política para trazer o que há de pior para todos. É exatamente o caso do Hamas.

É certo que respeitemos todas as religiões, todas as crenças. Desde que não levem um povo inteiro contra outro, porque está escrito em Al Corão. Coisas estas que nem conseguimos entender. Vocês conseguem? Talvez com uma vida inteira de Haxixe eu compreendesse um mulçumano suicida, mas por ora vou aceitar a explicação histórica, pois somente povos com tanto fado histórico podem se arriscar em tais guerras santas.

A tradição é fundamental, mas nem tanto. Precisam duma pitada de racionalidade, de visão crítica, para compreenderem que se a história é importante, o futuro o é ainda mais.

Anúncios

Uma resposta to “Paz mundial inda que tardia”

  1. Evandro Says:

    Olá Leandro, seu ótimo texto faz nos faz refletir …
    Estaríamos ainda, nós ocidentais, rumando para a paz perpétua (kantiana) resultante da nossa experiência civilizatória racional?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: