Eleição no Senado

Se José Sarney realmente acabar sendo eleito presidente do Senado, imediatamente Ricardo Noblat deve ganhar um prêmio. Ele foi o único jornalista a bater insistentemente na tecla, do início ao fim. Se isso realmente acontecer, nós estaremos frente a uma estratégia política pra lá de intrigante.

Publicamente Sarney apóia Tião Viana. Mas claramente usou Renan Calheiros (sim, o corrupto) para atuar como o senador inconformado. E esta personagem, por sua vez, lançou candidatos outros que não Tião à presidência. Qualquer que fosse o pmdbista, Renan já o lançava para candidato, só para derrotar Tião. Dos pmdbistas, ao final, só restará um: José Sarney.

Por que Sarney não fez o convencional? Se queria ser presidente do Senado, por que não apresentou antecipadamente seu nome ao PMDB como candidato? Preferiu embaralhar o jogo, e deixar tudo para última hora.

Ao que parece, nos gabinetes e corredores de Brasília, José Sarney é pra lá de respeitado. Já a opinião pública, a mídia e o sudeste não possuem tanto apreço pelo nosso ex-presidente. Seria, portanto, precipitação lançar seu nome antes. É compreensível.

Quem ganha e quem perde com Sarney comandando o Senado? Mais fácil responder quem perde. José Serra, o mais provável futuro presidente. Os dois possuem uma desavença histórica, desde quando Serra mais ou menos teria sabotado os planos presidenciáveis de Roseana Sarney, aquela que mais parece uma professorinha socióloga do que senadora.

Quem ganha? O PMDB? Acho que não. Sarney é brigado com toda a ala decente do PMDB velho de guerra. A parte suja do PMDB nordestino certamente vai ganhar. Pessoas como Renan Calheiros. Mas, no geral, acho que o PMDB não ganha muito. O PT, por um lado, deixa de emplacar seu candidato natural, Tião Viana, mas, por outro lado, coloca um candidato que pode favorecer a New Dilma: agora plastificada.

Em meio a tanta confusão, só lamento: que falta faz o falecido senador Jefferson Péres! Aquele, sim, estaria na tribuna denunciando tudo e todos neste momento. Na falta dele, o melhor candidato é Pedro Simon.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: