Um post de aniversário

A única reação de uma pessoa deslumbrada, quando as palavras são fracas ante o espanto, é se calar. Este é o motivo que justifica certa inatividade do blog. Mas, como hoje é dia 11 de fevereiro, ensaio algumas palavras sobre São Paulo.

As primeiras evidências estavam relacionadas ao trânsito e poluição. Acreditem, essas são diferenças fáceis de se acustumar. Verdade que a pele fica mais suja, que você demora mais pra atravessar as avenidas. Tudo isso acaba por se tornar rapidamente experiências intimamente ligadas a realidade da nossa relação com a cidade.

As segundas evidências são, digamos, mais psicossociais. O fato de haver milhões e milhões de pessoas a mais parecia justificar o movimento nas ruas; o fato do acesso às ruas ser geralmente complicado também pareceia perfeitamente justificar o fato das pessoas preferirem caminhar. Tudo isso é verdade, mas a explicação pode ir além. O que se percebe é que o paulistano naturalmente sai mais de casa. Por exemplo, das 25 pessoas que moram na república, apenas 6 delas estavam em casa, na terça a noite.

Ontem de madrugada, ganhei um presente de aniversário: uma volta pelo centro. É espetacular observar a arquitetura da Igreja da Sé, o silêncio daquelas artérias urbanas, feitas para aguentar a tensão do movimento. Um silêncio interrompido apenas pelos mendigos e boêmios. Quando descobri que a cidade pulsa como um coração (se parar, morre), me vi perplexo e sem palavras nem mesmo para um post.

Anúncios

3 Respostas to “Um post de aniversário”

  1. Bruno Bragatto Says:

    Olá Damasio.
    É… são essas coisas que nós, paulistanos nativos, estamos tão acostumados que acabamos sequer percebendo.
    Tanto que acho esquisito quando não me vejo imerso em meio ao caos urbano hahahah!
    seja bem vindo à São Paulo.
    Abraços!

  2. Laís Says:

    Le querido,

    Já te desejei, mas continuarei a desejar sempre, muita saúde, paz, felicidades, tranquilidade e coragem para lutar por tudo que desejas!

    Que esse aniversário comemorado em São Paulo seja um dos muitos que vais comemorar nas tuas “saídas” de aprendizagens, estudos e sucessos!

    Bjs,
    Laís

  3. diego Says:

    escreva mais ao blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: