Democracia x Esfera privada

A teoria política tradicional e seus estudiosos possuem um enorme preconceito contra a vida privada. É natural vermos n’algumas pessoas a participação política como um valor sagrado, como se não gostar de política fosse sinal de pecado mortal. Tal grupo de pessoas implora desesperadamente por uma esfera pública gigantesca e por canais de participação sempre maiores. Tudo isto faz sentido.

Deve-se observar, porém, que não é a falta desses canais que impede a participação. Não digo que estejam sobrando incentivos à participação, mas o que falta é algo mais simples: o interesse na participação. Não devemos querer impor interesse politzante em quem não o tem. Para que, afinal, desejar viver em Estados, apartamentos ou empresas onde TODOS são politicamente engajados nos assuntos públicos. Isso não é bom para eles nem para nós; nem para os dantes ou recém interessados.

Basta analisar um pouco, sob prismas psicológicos, a motivação das pessoas. Para muitas delas a política não carrega significados importantes para suas vidas. E isso absolutamente compreensível.

Não reconhecer isto é a maior das falhas nas teorias de democracia e dos sistemas eleitorais.

Anúncios

4 Respostas to “Democracia x Esfera privada”

  1. Otávio Anacleto Says:

    Fato.
    Concreto.

  2. Carlos Eduardo Peres Says:

    A democracia não existe porque vários personagens interagem para que assim ocorra.
    Como exemplo poderíamos citar as audiências públicas e os conselhos, os quais foram criados, a princípio, para promover a participação e o controle social, mas que por motivos excusos à democracia e ao bem público não funcionam.
    No caso das audiências públicas, horário e metolologias inadequadas colaboram para o desinteresse da população e para que nada de produtivo aconteça.
    Já nos conselhos é a tecnização do debate X o despreparo dos representantes comunitários (o qual poderia e deveria ser promovido pelo Estado) leva a sua ineficácia…
    Sem citar a MÍDIA e a falta de CULTURA promovida pela própria mídia.
    Dia desses um cara falou que não achava legal que um canal de comunicação quisesse impor valores (engajamento cívico) a quem não os tem.
    Eu pergunto: os valores (do mercado) difundidos e empurrados goela abaixo são inerentes a nós? A mim, eu tenho certeza que não. (Até porque eu evito ao máximo ver televisão, com exceção de uns poucos programas com um mínimo de conteúdo).
    Como será que se sente o Vandergleidson, morador do barraco da favela do Mocotó, enquanto assiste ao comercial do “New Civic” por apenas 86ooo reais!, enquanto sente a sua barriga roncar e ouve os seus filhos chorando de fome?
    Será que se existisse um programa educativo e que estimulasse a cidadania, nos mesmos moldes dos melhores programas da televisão ele não acabaria incorporando o espírito de engajamento cívico? (e não do Honda civic).
    E aí, será que ele não cairia na real e perceberia que muitos direitos difusos são violados em detrimento de benefícios particulares de uns poucos, e não passaria a se envolver com os espaços de debate e participação com mais vontade?
    Nosso problema é cultural!
    Em pleno curso de ASP, onde as pessoas deveriam, se não ter como vontade “nata”, mas já ter percebido a função imprescindível de cada um na transformação da realidade, vc convida a turma para ir a alguma assembléia ou um espaço do tipo e apenas um ou dois, quando muito dão às caras?!
    Agora, convida para um churrasco, com tudo liberado! Vai chover de neguinho desmarcando compromisso e querendo participar.
    Se vc estiver rindo e concordando, é mais uma prova viva do que estou afirmando!

    o fato de querer participar e ajudar a mudar os rumos sociaisele não seria tão afetado quanto Será que todos temos as mesmas ambições e desejos. Eu não!!!

  3. Clenia de Mattia Says:

    Leandro, antes de tudo queria dizer que sou sua fã tah, só não digo número um pq você acabou deixando uma fila de fãs aqui na Esag. Ontem mesmo, na sala de pesquisas, estávamos conversando em fazer uma excursão para São Paulo na intenção de ir visitá-lo. Você deixou saudades ;)

    Legal isso que você escreveu porque durante muito tempo, eu ficava frustrada em ver a nossa geração tão alheia às questões políticas. Mas estou começando a perceber que de fato “Não devemos querer impor interesse politizante em quem não o tem” e nem devemos ficar frustrados por essas pessoas não compartilharem com nossos interesses em política. Afinal, alguém tem que fazer as festas, os programas bobos da televisão… o que fariam nossas avós se não existissem suas novelinhas das seis para as distrair, não é mesmo???

    Abração

  4. Mwana Wanga Maloa Says:

    Leandro, antes de tudo queria dizer que o conceito de Democracia muda com o tempo e espaço,. aqui em Africa onde mora, concretamente em moçambique, a Democracia e analisado, pensado numa outra forma para nos a democracia esta ligado não só a participação mas também no aceso ao recurso naturais e materias. temos um tempo de orgão que gere os fundos de Estado de iniciativa local. que se chama de conselho consultivo, que residem anivel Distrital, que dão acesso a polulação de bens monetario para abrir uma emprensa ou negocio.
    para entedermos a questão da Esfera privada primeiro deviamos enteder o seu conceito primordial, isto nos faria voltar a Hanna Aradeth, que diz que a esfera privada se limita a um aspecto da familia, onde eu moro e não do trabalho ou do público, por isso é dificil dizer que a uma democratização da esfera privada porque o privado e singular e particular, depende de vontade propria e a democracia segundo o seu sentido primordial é o governo do povo e não o governo de si mesmo.

    obrigado pelo seu rico blog, um grande abraço, continua assim.

    Mwana Maloa
    Centro de Pesquisa e Promoção social- Moçambique
    cpsniassa@yahoo.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: