Posso contar um segredo?

Quem já lê o blog durante um tempo, talvez já tenha percebido vestígios e indícios do que vou revelar. Mesmo sem o saber, é algo que retive em minhas motivações interiores. Só recentemente isto se me tornou claro. Por que, afinal, decidi estudar gestão educacional? Acho que fui influenciado pelos pensamentos de Simon Schwartzman.

O primeiro contato com seus textos veio, quase que por acaso, com a saudosa TGA para os calouros da Esag. Prof. Marinho velho de guerra, buscando um foco didático para uma TGA da área pública, o que naturalmente não conseguiria, rendeu-se a um texto que aqui se encontra. Um texto de 1984, que antecipou tendências na gestão pública brasileira. A partir dele, fui acompanhando os pensamentos de Simon sobre o ensino superior. Salta aos olhos a quantidade e a qualidade das informações em seu site.

Bem provável que isso tenha me induzido pelas veredas da gestão educacional, não? Na verdade, comecei a escrever este post para falar que ontem tive a oportunidade de, pela primeira vez, ver Simon frente a frente. A intenção, aqui, era refletir sobre cada anotação que tomei da palestra. Mas, como esse post tomou um rumo meio, hã… “regressão psicanalítica”, deixemos a gestão educacional para outra ocasião. Ocasião é o que não faltará, porquanto dois anos restam a dissertar sobre.

Deixe uma Resposta

