Frase de Lula

Gordon Brown revelou para o mundo uma frase assustadora de Lula. Disse ele:

“Eu estive na semana passada no Brasil e eu acho que o presidente Lula vai me perdoar por citá-lo. Ele me disse: ‘Quando eu era sindicalista, eu culpava o governo. Quando eu era da oposição, eu culpava o governo. Quando eu virei governo, eu culpei a Europa e os Estados Unidos’”

Analisando bem a fundo essa declaração, não apenas conhecemos o que realmente pensa a cúpula presidencial, como também podemos relacionar com aquele evento da UNE, que se entitulava “Esta crise não é nossa”. A estratégia da presidência é, como nos tempos sindicalistas, encontrar um culpado externo.

Politicamente não há como negar: a estratégia é eficaz. Convence a opinião, que acompanhou o desmoronamento da economia americana cinco meses antes da nossa. Pensando assim, a crise parece não ser nossa.

Mas deixemos a cortina de fumaça causada pela publicidade presidencial. Vejamos que a lógica da argumentação é a seguinte: quando o cenário internacional beneficia a economia brasileira, os méritos são do governo; quando o cenário nos prejudica, então a culpa é externa.

É claro que havia muito capital estrangeiro em nossas empresas; é claro que dependemos de compradores europeus e americanos para exportarmos nossos produtos. Se alguém falar que a crise não é nossa, então reconheça que o mérito do crescimento também não foi nosso. E dizer isso é tão menos inútil quanto ficar calado.

Em vez de culpar os outros, Lula deveria previnir os atores econômicos, com incentivos mais sólidos do BNDES, com pacotes de incentivos e créditos mais objetivos do que vem sendo aquele pacote habitacional. É tempo de reduzir impostos estratégicos para alavancar a indústria e comércio, ainda que culpar os bancos americanos seja mais confortável.

Deixe uma Resposta

