O ufonauta para juventude

Para a mocidade que ouvia com gosto os Strokes, a notícia soa bem: álbum novo do Julian Casablancas na praça. O músico buscou elementos outros para distanciar a sua música dos hits da sua banda. Não foi longe. Continuam aqueles solos de guitarra acompanhando o vocal, ao estilo Is this It. Continuam as batidas quebrando ligeiras na caixa, com menos variação, porém, donde escapa uma impressão mais assim… eletrônica. Uma impressão fortalecida pelo exagero no teclado. Aquele vocal abafado e distorcido permaneceu em algumas músicas, como River at Brakelights, Glass e Out of Blue. Mas não foi suficiente para garantir o estilão roqueiro. Os alongamentos vocálicos (leia-se, os gritos) foram substituídos por um canto mais doce – e pop. Da primeira a última música, um clima space-based acompanha as melodias. Algo não necessariamente cibernético, mas certamente espacial, às vezes remetendo o ouvindo a dimensões dignas de um ufonauta. Não à toa, a oitava e última faixa se chama 11th Dimension – uma música para tocar na balada. Sabe lá qual foi a inspiração de Julian, se apenas a fixação por teclado, tentativa de 80’s revival, experiências com yôga ou real necessidade de viagem astral. A quem desejar possa, o álbum deixa margens de inspirações country, latinas e até R&B, todas elas sintetizadas no título. Phrazes for the young, para confirmar a tese de Oscar Wild, que em 1894 escreveu: ser prematuro é ser perfeito.

2 Respostas to “O ufonauta para juventude”

  1. Renato Bosa Says:

    Legal, vou procurar ouvir…

  2. Doc Lee Says:

    Eu falei no Magma, mas posso repetir aqui: o nome desse álbum deveria ser “Rebarba”, por que ele pega a rebarba da sonoridade do Strokes e, principalmente, a rebarba do revival dos anos 80, que já deu pra bola.

    E eu não acho que a quantidade menor de gritos tenha tornado a coisa mais pop. Talvez até bem pelo contrário. Também achei a coisa todas menos astral e mais “eletromecânica”, na verdade.

    Na verdade, achei o álbum meio chatão, sei lá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: