O PÊNDULO DA ESQUERDA: LULA OU ALCKMIN?

A falta de uma leitura realista da conjuntura política por parte dos partidos de esquerda está causando um fenômeno interessante, que é o retorno do PSDB à esquerda. Entendam.

Ao insistir no discurso lamentoso de golpe de Estado, a maior parte dos líderes da esquerda brasileira concede hegemonia discursiva para o grupo que estava no governo afastado. Neste caso, o PT é naturalmente o partido oficial sobre os demais grupos da esquerda brasileira, ou seja, sobre aquela esquerda que estava fora do governo mas concorda com a tese petista de golpe. É neste sentido que muita gente diz que o PSOL, por exemplo, é um puxadinho do PT.

Neste cenário, Lula seria o candidato ideal – a grande vítima de um suposto golpe. O problema é que essa narrativa não é aceita pela gigantesca parcela da população brasileira que defendeu o afastamento de Dilma. Isto levaria a uma grande derrota da esquerda nas eleições de 2018. A novidade agora é a guinada à esquerda de Geraldo Alckmin.

Se ele conseguir agregar novos atributos, como um plano econômico desenvolvimentista, pode ocupar um novo espaço eleitoral, que é o eleitor de esquerda insatisfeito com os erros do PT. Em um momento marcado pela ascenção do discurso conservador, não será difícil para Alckmin encontrar espaço na esquerda. Ele seria muito mais humanista e progressista que, por exemplo, um Bolsonaro.

Considerando que o eleitor brasileiro possui grande tendência de eleger um candidato de centro, eu acredito que o governador de São Paulo está com as melhores chances de ser o protagonista vencedor das próximas eleições presidenciais. Ele não faz o jogo da direita radical nem da esquerda lamentosa. Está livre para dialogar tanto com setores marginalizados tanto com os segmentos econômicos do comércio e da indústria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: